sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Te recomendo! The Corporation


Poucos são os filmes que mexem com nossas convicções mais profundas sobre os tempos turbulentos nos quais vem tropeçando a nossa dita civilização, o filme The Corporation consegue isso de uma forma extraordinária.

Não há dúvida de que as corporações são escrotas, contudo o filme mostra até que ponto elas podem chegar. além de mostrar a história corporativa dissecando o seu significado inicial até o monstro fora de controle de hoje em dia, é muito mais bacana mostrar os absurdos do que apenas saber deles de ouvido.

O filme alarma o espectador com mais eficácia do que a coleta de fatos dispersos – nada chega a ser novidade, mas The Corporation mantém uma linha lógica de raciocínio que nos envolve e explica como as grandes corporações chegaram a governar o mundo. Se a gente reclama da Globo aqui no Brasil, imagina o poder da Coca-Cola no mundo todo.

Questões como aumentar a produção de um determinado produto, uma jaqueta jeans por exemplo, que utiliza mão-de-obra barata em países asiáticos, africanos e latino-americanos são mostrados à exaustão. Algo como, uma camisa de marca internacional é produzida por menos de U$ 1,78 e vendidas por US$ 89,00. Situações como a de operários que recebem por hora a bagatela de US$ 0,03 e ainda são extremamente gratos por terem um emprego é mostrado também.

Um espetáculo triste de um mundo que poderia ser um paraíso para todos, independente de sua classe social, sua etnia/raça, seu grau de instrução ou volume de riquezas acumuladas, temos que ficar espertos porque estamos deixando passar uma grandeza que poderia ser nossa se apenas investíssemos em nós mesmos, para sermos humanos, dotados de uma compreensão mais abrangente e aguçada do significado da vida.

Assista o trailer do documentário: http://www.youtube.com/watch?v=xa3wyaEe9vE

Um comentário: