terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sociedade Fragmentada - Violência e Injustiça




Você acha a sociedade justa ?

O que poderíamos entender por uma sociedade justa? Poderíamos dizer que uma sociedade justa é aquela que vela pelos seus filhos mais necessitados, contribuindo com os recursos necessários e oferecendo-lhes as condições para que tenham uma vida digna e plena, pois, desde os tempos mais remotos o povo sofria com o terror da fome, da miséria, dos abusos de poder, dos preconceitos raciais e sociais, das guerras, das revoluções que, na sua maioria, só beneficiava os donos do poder etc. Com a conquista dos Direitos Humanos, após a Revolução Francesa em 1789, vemos que a hediondez e a perversidade governamental cederam lugar à Liberdade, Fraternidade e Igualdade.

Infelizmente, vemos que o nosso país, apesar de ser considerado um país subdesenvolvido, literalmente, é um país em pleno desenvolvimento, e, mesmo tentando evoluir-se num desenvolvimento sustentável, não está conseguindo um desenvolvimento de ordem progressiva, e sim, um desenvolvimento em prol da miséria, da injustiça social, do analfabetismo, do crime, da violência, da corrupção e das doenças que, diariamente, matam crianças, jovens e idosos.

O que esperar de um país onde crianças e jovens estão jogados nas ruas a própria sorte sem estudo e uma alimentação digna? São filhos do descaso, da desinformação de seus pais que são vítimas também dessa sociedade denominada fragmentada, sem apego ao amor da vida, dos animais, da natureza, onde os valores são outros.

Ensinam para nossos filhos e filhas o materialismo e o consumismo exagerado, onde a pessoa só se sentirá feliz se comprar ou adquirir algo ( matéria).

Temos que repensar nossas atitudes, pois fazemos parte da sociedade. Diretos e deveres todos têm.

Mas fazer a nossa parte é essencial.

3 comentários:

  1. Repensar nossas atitudes, atentar ao nosso consumo e transmitirmos valores melhores, valores humanos. É isso aí Fabi ;)

    ResponderExcluir