domingo, 11 de abril de 2010

Alerta dos rios

Uma nova pesquisa alerta: o nível de água dos grandes rios no Planeta está abaixando.


Washington Novaes, jornalista, é supervisor geral do Repórter Eco.

Segundo a pesquisa, no caso do São Francisco, as razões principais da perda estão no menor volume de água em chuvas e no calor mais intenso, que aumenta o nível de evaporação. Agora mesmo está prevista uma redução das próximas chuvas em vários Estados do Semi-Árido. E outros estudos têm mostrado que outra razão forte das perdas no rio está na diminuição da água despejada pelos afluentes da região do Cerrado.

Estimativas do Ministério do Meio Ambiente, por exemplo, dizem que o desmatamento no Cerrado já reduziu para metade o volume de água estocado no subsolo do Cerrado, onde nascem 14 por cento das águas de bacias brasileiras. A do São Francisco é uma delas, pois está no Cerrado grande parte de seus 168 afluentes.

Mas não é só no São Francisco. A bacia amazônica - diz o estudo norte-americano - também perdeu no período 3,1 por cento de suas águas. Já a bacia do Paraná teve aumento de 60 por cento. Mas outros estudos brasileiros apontam que nos anos mais recentes começou a haver queda na bacia do Paraná, provavelmente por causa da redução dos gelos nos Andes, de onde vem parte de suas águas.

Seja como for, o Brasil precisa ter políticas adequadas para que esse processo de perda de águas não vá adiante. E o caminho principal está na eliminação do desmatamento na Amazônia e no Cerrado.

Washington Novaes, jornalista, é supervisor geral do Repórter Eco. Foi consultor do primeiro relatório nacional sobre biodiversidade. Participou das discussões para a Agenda 21 brasileira. Dirigiu vários documentários, entre eles a série famosa "Xingu" e, mais recentemente, "Primeiro Mundo é Aqui", que destaca a importância dos corredores ecológicos no Brasil.

Fonte: Repórter Eco TV Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário