domingo, 20 de dezembro de 2009

Ecologia Humana



O conceito de ecologia humana aborda o estudo da relação do ser humano com o seu ambiente natural. Passa por esta abordagem uma análise interessante da relação do homem com o ambiente que habita ao longo da história da humanidade. Desde os primórdios a idéia sempre foi desbravar, desmatar, domesticar os animais, estruturar o convívio social entre as pessoas, enfim transformar e adaptar os ambientes para suas necessidades.
Examinando o homem evoluído, encontramos um ser dominador que estabeleceu tal forma de controle do ambiente que, muitas vezes, deixa a margem questões éticas fundamentais para o futuro de nossa espécie. A ecologia humana pressupõe a compreensão integrada do homem com o meio ambiente, que obviamente inclui seus semelhantes, além dele mesmo.

Parece ser incoerente alguém se engajar em movimentos para salvar o planeta, sem estar preocupado em cuidar de suas próprias necessidades físicas, emocionais e culturais, assim como das pessoas que fazem parte de seu convívio. Norteado por este conjunto de princípios, ao ir a praia, você deve ter o cuidado de recolher o lixo que você gerou, demonstrando assim cuidados com o meio ambiente e com o bem estar das outras pessoas.

A ecologia humana considera que enquanto uma pessoa não for capaz de cuidar de cada metro quadrado de onde vive, dificilmente poderá participar de maneira consistente da preservação da vida e do meio ambiente de forma mais abrangente. E a base para tal é o desenvolvimento da ética individual que culminará com um sistema ético global.

Considero que uma boa maneira de exercitar esta questão é tentar responder perguntas muito simples, tais quais: Como venho me tratando? Como tenho tratado as pessoas com as quais convivo? O que tenho feito pela minha felicidade e pela felicidade dos outros? Quais são os meus projetos de vida a médio e longo prazos? Mais do que avaliar o grau de adesão a ecologia humana isto te ajudará a encontrar respostas que permitirão atingir maior grau de felicidade.

Consistentemente ouço falar de ecologia como algo que é para os outros, ou para instituições e talvez este seja o maior problema do ser humano. Todos temos que buscar entender como nós mesmos estamos inseridos nestas questões. O simples ato de poupar energia, água e outros recursos escassos não garante o futuro da humanidade, há que se inserir ai profundas questões sociais.

As pessoas esquecem que o mundo se globalizou de maneira tal que tudo se move muito rapidamente, independentemente de distancias. Haja vista a recente pandemia do vírus da Influenza A. O mundo não se globalizou apenas na economia, mas também nas doenças, na violência, nas catástrofes e em muitas outras coisas ruins. Urge às pessoas tomarem consciência de seu papel como seres humanos e desenvolver maior auto-estima, que para mim, é o sistema imunológico da espécie.

Como se vê a ecologia humana inter-relaciona múltiplas disciplinas e se baseia em princípios metafísicos, por isso se propõe a restabelecer a harmonia entre o homem e o meio ambiente e entre o homem e o homem, de maneira a ajudá-lo a encontrar o equilíbrio na temerária exploração dos recursos naturais e das relações humanas. É necessário ao homem resgatar a visão de si mesmo e da natureza, de maneira a se inserir em um sistema equilibrado que permita a ambos sobreviverem.

Norteado por estes propósitos, a humanidade deve almejar uma vida naturalmente saudável e vivida com inteligência e simplicidade. Isto implica em profundas mudanças de hábito e comportamento, como a busca por alimentação equilibrada, saúde consciente, educação de qualidade, acesso a informação seletiva, condições adequadas de moradia, e principalmente viver de maneira harmônica e respeitosa com os seus semelhantes.

Um comentário:

  1. No Natal, recordamos o nascimento de Jesus, sua vida e seus ensinamentos. Aproveitemos este momento para refletir sobre nossa conduta, mediante o exemplo do Filho de Deus. Guardemos em nosso coração o sentimento de renovação que nos traz essa data. Nasçamos nós também mais uma vez, para uma vida com mais amor, alegria e repleta da paz que vem de nossa fé em Cristo.
    Desejo a todos um santo e feliz Natal!

    ResponderExcluir