domingo, 4 de outubro de 2009

Veredas e sua importância



A
s veredas são um tipo de vegetação presente no Cerrado, com ocorrência em florestas de galeria e solos hidromórficos. Dentre as espécies estão o buritis (Mauritia flexuosa), palmeira, espécies herbácias campestres. As veredas existem nos estados de Minas Gerais, Bahia e região Centro-Oeste.É um espaço brejoso com nascentes de cursos d´água em solos hidromórficos, onde o lençol freático aflora na superfície. As veredas existentes no sudeste de Goiás são responsáveis pela existência de vasta malha hídrica.As veredas são importante subsistema do Cerrado, possui importância ecológica, paisagístico e social. É refúgio de fauna e flora pelas nascentes d´água. As fontes hídricas do Planalto Central do país abastecem três bacias hidrográfica do Brasil.Vereda serve de caminho para várias espécies, tanto que a palavra “vereda” significa caminho, estrada, senda. É uma palavra feminina do masculino “veredus”, que significava o cavalo que servia ao mensageiro.


O sertão é do tamanho do mundo.

Sertão é dentro da gente.

O sertão é sem lugar.

O sertão não tem janelas, nem portas. E a regra é assim: ou o senhor bendito governa o sertão, ou o sertão maldito vos governa.

O sertão não chama ninguém às claras; mais, porém, se esconde e acena.

O sertão é uma espera enorme.

Sertão: quem sabe dele é urubu, gavião, gaivota, esses pássaros: eles estão sempre no alto, apalpando ares com pendurado pé, com o olhar remedindo a alegria e as misérias todas.

João Guimarães Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário